segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Terra de Guerreiros


O nome de Castelões, identifica-se como lugar de acantonamento e movimentações militares ao longo dos séculos, tendo daí originando a formação do povoado.

São inúmeros os testemunhos.

As pedras gravadas que recentemente foram descobertas nos Forninhos, conhecidas por Estelas, levam-nos à idade do Bronze fnal. (700-300 a.C.) Seriam pedras tumulares e nelas aparecem gravadas as armas dos guerreiros falecidos, como o escudo, a lança ou a espada.




O Outeiro dos Mouros ou as Casas, levam-nos às  Invasões Romanas da Península Ibérica. (218-201 a.C.) e à expulsão das tropas de Cartago. 




O Alto do Facho e o Castelo, transportam-nos para a época Medieval.



Numa parede da Associação está exposto um quadro com o extrato de um texto retirado dos arquivos da Torre do Tombo em Lisboa, em que se faz referência à existência de tropas em Castelões.


Nele podemos ler Castellãos, provavelmente o nome original e que ainda hoje aparece nas cartas militares, mapas e até no moderníssimo sistema GPS.
Podemos ler também, Condestável, titulo atribuído a D. Nuno Alvares Pereira (1360-1461)D. João I, Rei de Portugal. (1357-1433)


Guerreiros foram, guerreiros continuam...





Sem comentários: